sábado, 20 de abril de 2013

1 João 2:2 e o "mundo"


Por Roy Ingle[1]

Calvinistas insistem que a palavra “mundo” em 1 João 2.2 possivelmente não pode querer dizer “o mundo todo”, mas ao invés disso eles tomam “mundo” e ensinam que João queria dizer “Judeus e Gentios” ou aqueles do mundo. Eles fazem isso porque ensinar que “mundo” significa “mundo” negaria a doutrina da Expiação Limitada do calvinismo e eles seriam forçados a abraçar a doutrina da Expiação Ilimitada [que ensina que Cristo morreu por todos do mundo] que simplesmente não pode acontecer, do contrário os outros quatro pontos do Calvinismo estaria em perigo.
Para ver um exemplo de um calvinista defendendo firmemente que 1 João 2.2 não ser “mundo” mas “todos os tipos [de pessoas] do mundo”[2].
Vamos fazer o seguinte, vamos olhar o uso da palavra “mundo” pelo apostolo João em 1 João para ver como João usaria o termo. Para esse estudo eu estarei usando o livro do Dr. Robert Picirilli, GRAÇA, FÉ e LIVRE-ARBÍTRIO. A palavra grega é “Kosmos” e ela ocorre 23 vezes em 1 João. O Dr. Robert Picirilli nota o uso de kosmos em 1 João como segue:
2:2
2:15-17 (6 vezes)
3:1
3:13
3:17
4:1-5 (6 vezes)
4:9
4:14
4:17
5:4-5 (3 vezes)
5:19
Picirilli percebe que o uso de “o mundo” pode ser usado de forma pessoal por João (3.1,13) ou de forma impessoal (2.15). O uso de “mundo” em 1 João é pessoal.
João usa consistentemente “o mundo” contra a Igreja. Somente quatro vezes em 1 João ele usa “o mundo” de forma não negativa: 1 João 3.17 e 4.17; 4.9 e 4.14 que tem o mesmo significado como em 1 João 2.2. A Igreja não é para amar “o mundo” (1 João 2.15-17), o mundo não reconhece Jesus ou os seus discípulos (3.1), odeia os discípulos (3.13), tem o espírito do anticristo (4.3-4), é vencido pelos discípulos (5.4-5), e jaz no maligno (5.18-19).
Dr. Picirilli percebe nesse ponto que seria difícil de ver que “o mundo” significa “os eleitos de todas as nações” dado o uso consistente por João para “mundo”.
Ainda mais forte é o uso da palavra Grega “holos” (ou “todo”) em 1 João 2.2. O único outro lugar onde essa palavra é encontrada é em 1 João 5.19. Como pode 1 João 2.2 ser “os eleitos dos judeus e gentios” enquanto “o mundo todo” em 1 João 5.19 não pode? Eu admito que o contexto deve determinar o uso, mas os calvinistas tem lido demasiadamente a própria doutrina deles em 1 João 2.2 quando ela vem do uso de João de “o mundo” como sendo somente “o eleito”.
Eu também recomendo os comentários restantes do Dr. Picirilli sobre o uso do plural “nós/nosso” em 1 João 2.2. Ele também destaca que João também é consistente no uso do plural e isso reforça o argumento Arminiano para expiação ilimitada [a doutrina bíblica que afirma que Cristo morreu por todas as pessoas].
Em minha resposta recentemente com o mesmo autor Calvinista acima sobre suas visões com respeito a expiação limitada (em que ele argumentou que alguém deve abraçar o universalismo se você defender uma visão ilimitada da expiação), eu pedi pra ele me mostrar apenas um verso na Bíblia que diz que Cristo morreu apenas pelos eleitos. Meramente mostrar um verso onde se diz que Jesus morreu por alguém (ou alguma coisa) não quer dizer daí que Jesus morreu somente pelo que é mencionado. A Escritura diz que Jesus morreu pela igreja (Efésios 5.25), pelas ovelhas (João 10.11), por nós (Gálatas 1.4) ou Paulo, mas ela nunca afirma no Novo Testamento que Jesus morreu apenas pelos eleitos.
Tome Gálatas 2.20 onde Paulo diz que Cristo morreu por ele. Nós deveríamos assumir que Jesus morreu apenas por Paulo? Em João 10 onde Jesus diz que Ele dá a vida pelas ovelhas, estamos daí concluindo que Ele dá a sua vida pela Igreja ou pelos seus amigos? Meramente assumir desde que alguém não é mencionado no texto não quer dizer que Ele não morreu por eles, de fato, está claro que Jesus morreu por todos em passagens tais como 1 João 2.2. Eu respondi ao irmão Calvinista, “se eu lhe perguntei se Jesus morreu pela igreja você diria sim e apontaria para Efésios 5.25. se eu perguntei a você se Jesus morreu pelas ovelhas você dirá sim e apontaria para João 10.11. Se eu perguntei a você se Jesus morreu por Paulo você diria sim e apontaria Gálatas 2.20. Mas quando eu destaco que Jesus morreu pelo mundo em passagens tais como 1 João 2.2, você volta atrás e nega isso simplesmente porque a sua teologia não permitirá isso e não por causa de sua convicção da Escritura”. De novo, a Escritura é clara que Jesus morreu pelas ovelhas, pela Igreja, por Paulo, por nós, pelo mundo, etc. Mas não, uma vez que nós entendemos que Ele morreu apenas pelos eleitos. Isso deve ser implicado por meio de posições doutrinárias ao invés da Escritura.
Uma nota final na questão do duplo pagamento. Calvinistas gostam de argumentar que se Cristo morreu pelos pecados de todos os homens, então eles devem ser expiados quando morrerem, uma vez que Deus não pode ser justo em puni-los pelos pecados que Ele colocou em Cristo na cruz. Primeiro de tudo, ninguém é salvo meramente pela expiação de Cristo. Que Jesus morreu na cruz ou derramou seu sangue não salva ninguém. Até mesmo os calvinistas reconhecem isso. Nós somos salvos pela graça por meio da fé na obra salvifica de Cristo (Romanos 3.23-26). A Escritura é clara que nós somos justificados pela fé (Romanos 5.1; Efésios 2.8-9). Se Cristo morreu pelo eleito, segue-se logicamente daí que os eleitos são nascidos salvos, regenerados e sem pecados. Ainda, todos os Calvinistas concordam que eles eram pecadores e agora são salvos pela graça por meio da fé. Como pode ser isso se Cristo morreu pelos pecados na cruz e pagou a dívida dos pecados deles? Como Deus pode colocar os pecados dos eleitos em Cristo e, ainda assim, chamar pessoas ao arrependimento dos pecados, que Ele já perdoou e já não os vê, porque eles estavam em Cristo? Isso é ilógico.
A expiação, em si mesma, não salva ninguém. É a fé em Cristo que salva. Nesse sentido, Jesus é o salvador do mundo todo em que Ele morreu por todos e fez provisão pelo perdão deles, mas Ele salva somente aquele que crê (1 Timóteo 4.10). Somente aqueles que se apropriam de sua expiação são redimidos e perdoados. Os eleitos, então, são aqueles que colocam a fé deles em Jesus, aqueles pré-conhecidos por Deus (Romanos 8.29; 1 Pedro 1.2).
Fechando, eu perguntei ao mesmo autor acima quando ele foi salvo. Ele realmente não respondeu a minha pergunta por que ele sabia que a minha pergunta era uma armadilha. Nós fomos salvos quando nós colocamos a nossa fé em Jesus. Isto está claro na Escritura (João 3.1-7). O Calvinista argumentará que tudo na salvação é uma obra de Deus e nenhum Arminiano discordaria. Eu tenho sido salvo há 20 anos e nunca ouvi uma pessoa dizer que eles salvaram a si mesmos quando eles foram salvos por fé. Enquanto a salvação é uma obra de Deus (Tito 3.5-7), Deus não crê por nós. Até mesmo os teólogos Calvinistas reconhecem isso. Certamente nós Arminianos concordamos que o Espírito de Deus deve ajudar a colocar a fé deles em Jesus. Mas nós acreditamos que a vontade de Deus é para que todos sejam salvos (1 Timoteo 2.4) e que Ele deu graciosamente seu Filho para esse propósito (João 1.29; 3.16). Nós ainda acreditamos que Deus enviou seu Espírito para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo que virá (João 16.8-11). Qual seria o ponto de o Espírito Santo convencendo o mundo se, de fato, Deus já havia enviado seu Filho para morrer apenas pelos eleitos?
Está claro que todos nós somos salvos pela graça por meio da fé. Você não recebeu a salvação quando Jesus morreu na cruz. Você não recebeu a salvação quando Jesus ressuscitou da morte. Você não recebeu a salvação quando o Espírito Santo veio no Pentecostes. Você foi salvo quando você colocou sua fé no salvificio, precioso sangue derramado de Jesus que perdoa os pecados (Atos 13.38-39). Em Atos 16.30-34 nós lemos da conversão do carcereiro de Filipos e nós lemos no verso 30-31:
Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? " Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". (NVI)
Note o que Paulo não disse. Ele não disse que esse homem já estava salvo (por meio da cruz ou universalismo), nem ele disse que ele já estava salvo para crer (regeneração antes da fé), mas Paulo falou para ele crer no Senhor Jesus e ele seria salvo. Esse homem demonstra seu arrependimento e é batizado (v. 33). A obra da salvação foi completada por Cristo e para a glória de Deus, mas o homem não foi salvo até que ele exercitasse fé em Jesus, o único que salva.




[1] Membro do SEA [ Sociedade Evangélica Arminiana ] Disponível em:  http://evangelicalarminians.org/?q=Ingle.1-John-2.2-and-the-World. Traduzido por Walson Sales. O irmão Walson Sales é presbítero da Assembléia de Deus, do campo de Recife.
[2] Disponível em : http://airocross.com/2012/11/28/understanding-1-john-22/. Acrescentei essa nota para melhor fluidez no texto.

2 comentários:

  1. Olá prezado Douglas Ferreira, graça e paz!

    Achei seus argumentos bem interessantes. Sou cristão reformado, membro da IPB. Fui um ardoroso arminiano durante 11 anos, presbítero da Assembleia de Deus, etc...porém, os respeito.

    Minha argumentação acerca desse tema tão controverso é a seguinte:

    Creio que devemos distinguir entre "abrangência" e "propósito" da obra expiatória de Cristo. Em se tratando de "valor", o sacrificio de Cristo é suficiente para a salvação de toda a humanidade (inclusive dos não eleitos cf. 2 Pe 2.1), porém, em se tratando do "propósito" ou "objetivo central" da morte de Cristo na Cruz, creio que Deus visava apenas os eleitos.

    Acredito que textos como o de Mt 13.44 se apliquem a isso. Nesta parábola (do tesouro escondido) o homem compra o campo inteiro, porém, seu propósito é adquirir apenas o tesouro escondido. Todos os calvinistas estão de acordo que o sacrificio de Cristo é "suficiente" para salvar a todos os seres humanos, porém, esse não foi seu objetivo central.

    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eisegese sua meu amigo; não se deve colocar Deus como o homem que acha o tesouro escondido; o "Tesouro escondido" é Cristo e nós somos os homens, que no texto deveria ter o ardor de abrir mão de tudo pelo Tesouro.

      Te ver perambulando pelo Calvinismo me entristece muito Wanderley, eu que vi sua ordenação ao presbitério :(

      Excluir